Educação é prioridade no Programa de Governo de Wilson Matos

A Educação tem atenção especial no Programa de Governo registrado do sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais

A Educação tem atenção especial no Programa de Governo registrado do sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCand) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo candidato a prefeito Dr. Wilson Matos. O tema é tratado, pontualmente, logo após o item Saúde, que dá início ao documento.

      Em 48 subitens, o candidato assegura que vai gerir com transparência dos valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica - FUNDEB, através do portal da prefeitura, agilidade na entrega e qualidade nos uniformes e materiais escolares, implementar políticas para a melhoria da qualidade do ensino como investimento no engajamento parental incentivo a cooperação intra e interescolar, investimento na "Primeira Infância", valorização dos docentes e da equipe escolar, incorporação da tecnologia à sala de aula, criação de mecanismos para melhorar o clima escolar, adotar novas metodologias visando a capacitação continuada dos profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino, a acessibilidade às unidades escolares, com rampas de acesso e banheiros adaptados, colocação de barras de apoio, sinalização tátil, comunicação visual e adequação nas salas de aula (portas, assentos e outros nas unidades educacionais e reestruturar o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal e as Salas de Tecnologias Educacionais, dentre outros itens que abrangem todo o sistema educacional, tanto do ponto de vista de recursos humanos como de infra-estrutura e orientação pedagógica.

       Dr. Wilson sabe que terá um desafio imediato no que tange à Educação infantil: zerar a fila de espera por vagas em Ceins. “Temos Ceins com estrutura física prontas para serem entregues e que certamente demandarão tempo para serem equipados por conta da burocracia. Nossa primeira medida para zerar o déficit de crianças sem creche pode ser a ampliação do número de creches conveniadas”, adiantou o candidato. Outra possibilidade é a adoção das chamadas “creches familiares”, formato em que as crianças, em pequenos grupos,  são cuidadas em residências preparadas para recebê-las, com brinquedoteca, refeitório e efetiva qualificação das cuidadoras responsáveis.

    “Vamos também, em momento posterior, verificar a demanda de novos Ceins em bairros abrangidos pelo aumento da área urbana, que deixou alguns “vazios” não só na questão da educação mas também em outros pontos. Um exemplo desse alargamento da faixa urbana que precisa ser acompanhado dos respectivos serviços públicos são as sitiocas. Vamos também implantar um Cein na Reseva Indígena, pois há ali uma expressiva quantidade de mães que não tem onde deixar seus filhos enquanto estão no trabalho”, prosseguiu.

       As propostas elencadas no Programa de Governo pelo candidato do PTB tiveram expressiva colaboração do PDT, que faz parte da coligação pela qual Dr, Wilson disputa (“Igualdade para todos”) e indicou como candidato a vice-prefeito o professor Leonardo Pescinelli Martins, o “Professor Léo”.

 

 

Comentários